A Literacia Financeira é reconhecida, quer a nível da OCDE, quer a nível nacional pelos próprios Supervisores Financeiros, como fundamental para toda a população (crianças, jovens e adultos).
Nesse sentido, o Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté decidiu criar, este ano letivo, o Clube de Literacia Financeira, que visa dotar todos os alunos do agrupamento de escolas (do 1.º ao 12.º ano de escolaridade) de ferramentas e pensamento financeiro crítico para uma gestão equilibrada do orçamento pessoal/familiar e contribuir, de acordo com o efeito multiplicador, para uma maior literacia financeira junto de toda a comunidade escolar.
Dando início ao seu plano de atividades, o Clube começou por desenvolver uma conferência no dia 31 de outubro (Dia Mundial da Poupança), na Biblioteca da Escola, que contou com a presença da nossa Diretora, Graça Carvalha, da Presidente da Associação de Pais, Patrícia Grave e da Presidente da Associação de Estudantes, Maria Clara Lopes.
Como conferencistas, brindaram-nos com as suas importantes comunicações: José Costa, da Faculdade de Ciências e Tecnologia (em colaboração com o MECI e os Supervisores Financeiros) e Idália Serrão, Administradora da Associação Mutualista Montepio.
Foi uma sessão participada em que os alunos das turmas do 12.º CT1, CT2 e LH puderam reconhecer a importância de poupar e quais os diversos instrumentos financeiros colocados à sua disposição. Com efeito, só com escolhas conscientes e críticas se podem tomar decisões financeiras que não comprometam o futuro e permitam assegurar o bem estar financeiro.
Resta-nos agradecer a todos os que connosco colaboraram para que esta iniciativa pudesse ter lugar e a todos os alunos presentes que, de uma forma civilizada, participaram.
O Clube de Literacia Financeira
