26-05-2022 - Projeto Eco trilhos na Charneca
Os alunos do 8º ano elaboraram, através de uma App (wikiloc), um Eco Trilho que começa obrigatoriamente na Junta de Freguesia ou no McDonalds, ou num Airbnb ou noutra entidade e deve passar obrigatoriamente na Mata dos Medos. O trilho deve ser feito preferencialmente a pé, mas poderá ser de bicicleta e deve conter a informação do tempo a percorrer, da dificuldade do trilho, “desafios fitness”, com a intervenção da disciplina de Educação Física. Neste trilho devem ser contempladas paragens com perguntas sobre temáticas diferenciadas (Matemática, Físico-química, História, Geografia, Artes…); as disciplinas de Ciências Naturais e TIC são o elo de ligação em todo o projeto. Estes Eco Trilhos ficarão disponíveis para que os turistas portugueses e estrangeiros, que visitam a Charneca de Caparica, possam usar de forma a conhecerem melhor o nosso património, nomeadamente a Mata dos Medos e a Reserva Botânica, valorizando a área protegida e o ambiente que nos rodeia, o património cultural de toda esta zona.
Alguns links para os Ecotrilhos na Charneca - Mata dos Medos
https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/eco-escolas-eco-trilho-101097628
https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/eco-escola-eco-trilho-aecg-h-aroeira-101097501
https://www.wikiloc.com/hiking-trails/eco-escola-eco-trilho-aecg-mata-dos-medos-101105762
https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/eco-escola-eco-trilho-aecg-lagoa-de-albufeira-101103557
https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/eco-escola-eco-ttrilhos-aecg-casa-borges-101129943
Projeto Eco-Escolas
Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.
Para além do apoio das pessoas e Instituições da Comissão Nacional, o Eco-Escolas conta ainda com a parceria de vários municípios e apoios específicos de mecenas para algumas das suas atividades. Fornece ainda metodologia, formações, materiais pedagógicos, apoios e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.
Depois de inscritas as escolas da rede recebem um conjunto de informações e orientações facilitadoras da implementação do Programa. A coordenação organiza actividades de formação, como o Seminário Nacional e de divulgação como o Dia Bandeiras Verdes, entre outras. O/A professor(a) coordenador(a) em cada estabelecimento de ensino, é o ponto focal do Eco-Escolas no terreno, sendo da sua responsabilidade a reunião de condições, meios e estratégias para levar a bom termo a implementação da metodologia proposta.
Como objetivo o Projeto Eco-Escolas pretende realizar atividades no âmbito dos temas-base (água, resíduos e energia) e de pelo menos um dos temas do ano (2015-16: agricultura biológica, mar, mobilidade sustentável, alimentação saudável e sustentável).
O plano de acção é desenhado por cada escola e deverá tomar em conta a Agenda de prioridades de acção/intervenção decidida pelo Conselho Eco-Escolas. Em paralelo as escolas são desafiadas a participar em diversos sub-projetos que procuram (in)formar e aprofundar e premiar o trabalho no âmbito de temáticas específicas.
A nossa Escola faz parte deste Projeto desde 2006 e temos ganho a Bandeira, que corresponde ao Galardão Eco-Escolas, todos os anos.
Junta-te a nós neste trabalho de proteção ambiental!
https://www.facebook.com/ecoescolas.aecg.1
https://www.instagram.com/ecoescolas_ebcg/
Contacta as professoras responsáveis: Helena Serôdio, Helena Lopes., Rosa Maricato