Notícias

Professor Carlos Curto

Carlos Curto

É com enorme pesar que lamentamos a perda do nosso querido colega Carlos Curto.
Os nossos mais sinceros pêsames à sua família.

A Direção do Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté

Comunicado aos Encarregados de Educação (03/2021)

Comunicado aos Encarregados de Educação (pdf)

Aos Senhores Encarregados de Educação,

A partir do dia 8 de fevereiro de 2021, as atividades educativas e letivas dos estabelecimentos de ensino públicos, de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário são suspensas em regime presencial, sendo retomadas em regime não presencial nos termos do disposto na Resolução do Conselho de Ministros n.o 53-D/2020, de 20 de julho e do Decreto-Lei no 3-D/2021, de 29 de janeiro.

Como estratégia pedagógica foi implementado, tal como no ano letivo transato, o Plano de E@D, disponível em www.aecg.pt.

Este plano visa promover o desenvolvimento das competências de autonomia e organização pessoal dos alunos, através da divulgação antecipada dos objetivos e processos de aprendizagem – Plano Semanal de Atividades (PSA).

Importa relembrar alguns aspetos essenciais a ter em conta. A gestão dos PSA, incluindo a distribuição dos momentos síncronos e assíncronos, deve acautelar:
a) O tempo de atenção dos alunos e a fadiga de ecrã, variável em função das idades, estilos de aprendizagem e ritmos de diferentes turmas.
b) A diversificação de metodologias ao longo de cada aula, estimulando a atenção, o trabalho individual e em pares e acautelando-se o excessivo recurso a métodos unidirecionais, seguindo-se as sugestões da UNESCO sobre a duração das unidades com base na capacidade dos alunos.
c) O acompanhamento efetivo dos alunos nas aprendizagens desenvolvidas ao longo de cada semana.
A direção do agrupamento, em articulação com o Centro de Formação Almadaforma, compromete-se a apoiar os professores no trabalho de ajustamento das estratégias pedagógicas ao contexto do ensino a distância.

No cumprimento da legislação supracitada, os Diretores dos Agrupamentos e Escolas não Agrupadas do concelho de Almada, no âmbito do REGIME NÃO PRESENCIAL, tomaram em 01.02.2021 as seguintes decisões:

1. Considerando que o regime não presencial combina várias dimensões, a saber, sessões síncronas, sessões assíncronas e trabalho autónomo, as sessões síncronas obedecem ao seguinte:
● Pré-escolar - 3x por semana - 3 tempos/semanais de 30’
9h30-10h00
● 1.o e 2.o anos - Todos os dias - 15 tempos/semanais de 30’
9h00-9h30 | 9h45-10h15
14h00-14h30
● 3.o e 4.o anos - Todos os dias - 10 tempos/semanais de 45’
9h00-9h45 | 10h00-10h45

2. As sessões síncronas para o 2.o e 3.o ciclos são definidas em Conselho de Turma, respeitando o horário estipulado em regime presencial:
● 2.o ciclo - Todos os dias - 12 tempos/semanais de 50’
● 3.o ciclo - Todos os dias - 14 tempos (7.o e 9.o ano) e 15 tempos (8.o ano) de 50’

3. As sessões síncronas devem funcionar com a câmara ligada permanentemente, de modo a poder ser validada a presença dos alunos, de acordo com as Regras de Etiqueta de Participação nas Sessões síncronas.

4. Os Planos Semanais de Atividades são disponibilizados pelo Educador / Professor Titular de Turma / Diretor de Turma, para os alunos através da Google Classroom, para os encarregados de educação através de um link único, até sexta-feira, às 18h.

5. Os encarregados de educação deverão acompanhar o desenvolvimento das atividades dos alunos como "Tutores" na Google Classroom. Para compreender melhor como funciona o acompanhamento do seu educando nas várias Google Classroom, leia, por favor, a informação disponível em: Receber resumos por e-mail do Google Sala de Aula (para responsáveis) - Ajuda do Sala de aula.

6. Semanalmente, o Educador / Professor Titular de Turma / Diretor de Turma realizará com os seus alunos um momento de acompanhamento (Check in / Check out).

7. Os professores devem dar aos seus alunos feedback formativo regular.

8. Devem ser agendadas reuniões periódicas com os Delegados de Turma e os representantes dos Encarregados de Educação.

9. É recomendado a todos os Encarregados de Educação que, neste tempo de pandemia e de ensino a distância, tenham particular atenção à alimentação, às horas de sono, bem como à atividade física regular dos seus educandos - consultar E@Movimento no Plano de E@D.

Os horários das diferentes valências do agrupamento (Serviço de Psicologia, Educação Especial e Biblioteca Escolar), serão disponibilizados durante a próxima semana.

Durante a próxima semana, decorrerão as reuniões com os encarregados de educação e serão prestados esclarecimentos adicionais.

A Diretora
Maria da Graça a Carvalha
04 de fevereiro de 2021

Professor Carlos Gargaté para sempre na nossa memória

CG1

É com enorme pesar que a direção do Agrupamento informa a Comunidade Educativa que o nosso patrono, Professor Carlos Gargaté, faleceu hoje, dia 30 de janeiro de 2021.

A toda a família e amigos endereçamos as nossas condolências.

Mais se informa que a direção declara 3 dias de luto no Agrupamento, em sua memória.

A diretora
Graça Carvalha

Comunicado aos Encarregados de Educação (02/2021)

Comunicado aos Encarregados de Educação (pdf)

Aos Senhores Encarregados de Educação,

De acordo com o Decreto Lei n.º 3-C/2021, de 22 de janeiro, artigo 31.º-A, ponto 2, os apoios terapêuticos prestados pelos Centros de Recursos para a Inclusão (CRI), bem como o acolhimento nas unidades integradas nos Centros de Apoio à Aprendizagem, para os alunos para quem foram mobilizadas medidas adicionais, encontram-se assegurados , na escola de referência do agrupamento, salvaguardando-se as orientações das autoridades de saúde.

Perante o exposto, os srs. EE, cujos educandos desejem usufruir desta medida excecional, devem contactar a Direção do agrupamento, através do email, Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Os alunos em acolhimento têm a refeição assegurada.

Mais se informa que, em virtude do ato eleitoral, a unidade integrada no Centro de Apoio à Aprendizagem, se encontra encerrada no dia 25 de janeiro, segunda-feira, para limpeza e desinfeção.

Os alunos com indicação de isolamento profilático ou quarentena não podem frequentar as atividades de apoio ou ser aceites em regime de acolhimento.
Relembramos que as famílias têm, ainda, o dever de continuar a informar a Direção (por telefone 212979660 ou e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) e/ou professor titular/diretor de turma, para sinalizar situações de suspeição ou contágio que decorram após o início da suspensão das atividades. Só desta forma, poderá manter-se a identificação de cadeias de contágio.

A Diretora
Maria da Graça a Carvalha
22 de janeiro de 2021

Comunicado aos Encarregados de Educação (01/2021)

Comunicado aos Encarregados de Educação (pdf)

Aos Senhores Encarregados de Educação,

Conforme decidido no Conselho de Ministros de dia 21 de janeiro, em virtude da evolução da pandemia, as escolas do agrupamento suspendem, a partir de amanhã, dia 22 de janeiro, até ao dia 5 de fevereiro, as atividades letivas e educativas, desde a educação pré-escolar até ao ensino secundário.
Mais informamos que:

- a escola-sede (Escola Carlos Gargaté) pertence à rede de escolas de acolhimento, estando aberta para a receção e acompanhamento dos filhos ou outros dependentes a cargo de trabalhadores de serviços essenciais;
- o agrupamento servirá refeições, em take away, a alunos beneficiários dos escalões A e B da ação social escolar. Os encarregados de educação que desejarem usufruir deste serviço, devem informar a escola através do telefone 212979660;
- no dia 22 de janeiro, sexta-feira, excecionalmente, as refeições podem ser levantadas nas 3 escolas do agrupamento. A partir do dia 25 de janeiro, segunda-feira, apenas poderão ser levantadas na escola-sede (Escola Carlos Gargaté);
- nos dias 26, 27 e 28 de janeiro processa-se a avaliação final do 1.º semestre. A mesma estará disponível a partir da tarde do dia 29 de janeiro para consulta em GIAE online.

Alerta-se os senhores encarregados de educação que a suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais terá efeitos tanto mais positivos quanto os alunos e as suas famílias cumpram estritamente as regras de higiene, de distanciamento social e, sobretudo, se for evitada a deslocação a locais com concentração de pessoas.

As famílias têm o dever de fomentar a higienização das mãos dos seus educandos, bem como informar que: não devem tossir ou espirrar para as mãos; devem tossir ou espirrar para o antebraço ou manga, com o antebraço fletido ou usar lenço de papel que deve ser deitado fora após o seu uso; devem higienizar as mãos após o contacto com secreções respiratórias.

As famílias têm o dever de fomentar a contenção social (evitar os cumprimentos com aperto de mão ou beijos).

Manteremos toda a informação atualizada através da página web do agrupamento aecg.pt/pt.

TODOS temos de assumir as nossas responsabilidades e dar o nosso contributo no combate a esta pandemia, só assim conseguiremos minimizar os seus efeitos!

A Diretora
Maria da Graça Carvalha
21 de janeiro de 2021

Síntese das situações SARS-CoV-2 no Agrupamento

Informação sobre a incidência SARS-CoV-2 no Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté, no ano letivo 2020/2021.

Síntese

O AECG participa no projeto PROMEHS

O Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté encontra-se a participar no Projeto PROMEHS - Promover a Saúde Mental nas Escolas, um Projeto Erasmus + Ação-Chave 3, Cofinanciado pela Comissão Europeia, que tem como principal objetivo desenvolver, implementar e avaliar um currículo para a promoção da saúde mental de crianças e jovens dos 3 aos 18 anos desenvolvido em colaboração com investigadores e instituições científicas de 20 Instituições de 7 países Europeus (https://pt.promehs.org/

Os principais objetivos do projeto PROMEHS são:

- Desenvolver um currículo baseado em evidências para promover uma saúde mental positiva nas escolas.
- Fornecer uma formação de elevada qualidade para os agentes educativos, incluindo os professores;
- Melhorar a saúde mental dos alunos e professores;
- Partilhar boas práticas e recomendações sobre a promoção da saúde mental nas escolas com os pais, professores, decisores políticos e restante comunidade escolar;
- Promover a inovação nas políticas educacionais em colaboração com autoridades públicas nacionais e internacionais;
- Integrar o PROMEHS nas políticas nacionais de educação e saúde.

O currículo procurará promover o bem-estar socioemocional dos estudantes, melhorando as suas atitudes para consigo, para com os outros, e para com a aprendizagem, bem como reduzir os problemas de comportamento e emocionais. O currículo será implementado por professores que terão acesso a formação específica para a aplicação de atividades para os estudantes, adequadas aos vários estádios de desenvolvimento (pré-escolar, ensino básico e secundário).

As conclusões e os resultados obtidos irão contribuir para inovação das políticas educacionais nacionais dos Estados Membros no âmbito da promoção da saúde mental na escola.

Brochura
Website: https://pt.promehs.org/
Vídeo do Projeto: https://www.facebook.com/anabela.caetano.52/videos/10158938000165844

Assistente Operacional - concurso

Procedimento concursal comum de recrutamento para a contratação em regime de contrato a termo resolutivo a tempo parcial para a carreira e categoria de Assistente Operacional.

Aviso n.º 824/2021