(Re)Publica-se o calendário da 1.ª fase das Provas de Equivalência à Frequência, para o 9.º ano de escolaridade.
Informamos que as escolas do Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté encontram-se encerradas, hoje, 9 de junho, por motivo de greve dos assistentes operacionais.
A Direção
AVISO
Exmo(a). Sr. Encarregado(a) de Educação
Estando convocada uma GREVE NACIONAL DE PROFESSORES E EDUCADORES, para o dia 6 de junho e uma GREVE DE DOCENTES E NÃO DOCENTES entre 5 e 9 de junho, vimos alertar para a hipótese de poderem não existir condições para o normal funcionamento das aulas.
Não sabendo se temos condições para garantir o normal funcionamento da escola em cada um destes dias, pedimos aos Srs. Encarregados de Educação que, por questões de segurança, não deixem os seus educandos na escola, enquanto não estiver garantido o funcionamento das aulas.
Nota: O Funcionamento do ATL será assegurado para os alunos inscritos desde que esteja garantida a abertura dos estabelecimentos escolares.
A Direção
5/6/2023
Comunicado aos Encarregados de Educação (pdf)
Aos Senhores Encarregados de Educação,
No âmbito da adoção do regime da gratuitidade dos manuais escolares e da cedência por comodato (empréstimo) de equipamentos informáticos, apresentam-se os procedimentos e o calendário de recolha de manuais escolares do ano letivo 2022/2023 e equipamentos.
Devolução de manuais e equipamentos informáticos, entre as 8h e as 10h:
● 26 junho - 5.º ano (todos os manuais)
● 27 junho - 6.º ano (todos os manuais)
● 28 junho - 7.º ano (todos os manuais)
● 29 junho - 8.º ano (manuais)
● 30 junho - 9.º ano (manuais* e equipamentos)
● 6 julho - 4ºano (só equipamentos)
ATENÇÃO:
- * No 9.º ano, os alunos que realizam Provas de Equivalência à Frequência podem entregar os manuais até três dias após a publicação das classificações das provas.
- Os alunos NÃO são obrigados a devolver os cadernos de atividades.
- Os manuais não podem estar riscados, escritos a caneta, rasgados ou com outros danos.
- Os equipamentos informáticos cedidos, a título de empréstimo pelo ME (alunos do 4.º e 9.º ano), devem ser restituídos nas condições que resultam de um uso responsável e prudente.
- O direito ao voucher e equipamentos, para o próximo ano letivo, depende da correta e atempada devolução dos mesmos, de acordo com o calendário enunciado.
- Caso se verifique algum constrangimento, por motivos de saúde devidamente comprovados, para entrega nestas datas, deve contactar previamente os serviços administrativos.
Não serão aceites manuais ou equipamentos que não estejam nas devidas condições.
O Encarregado de Educação deve assegurar que o Kit Digital se encontra nas devidas condições de devolução conforme as condições do Auto de Entrega que assinou no momento do levantamento.
Matrículas*:
Relembramos o calendário de matrículas para o ano escolar de 2023-2024:
Educação pré-escolar e 1.º ano de escolaridade - 15 de abril a 15 de maio
6.º ao 9.º ano - 22 de junho a 28 de junho
2.º ao 5.º ano - 6 julho a 10 julho
10.º ano - 15 de julho a 20 de julho
*SÓ É NECESSÁRIO ACEDER AO PORTAL DE MATRÍCULAS, SE:
● Houver renovação de matrícula que implique transferência de estabelecimento de
ensino (em qualquer ano de escolaridade);
● Realizar matrícula para o 5º, 7º, 10.º ano;
● Houve alteração do Encarregado de Educação ou de percurso formativo.
26 de maio de 2023
A Diretora
Maria da Graça Carvalha
Comunicado aos Encarregados de Educação (pdf)
Aos Senhores Encarregados de Educação,
Seguem algumas informações relativas aos procedimentos de matrículas para o 10.º ano.
De acordo com o comunicado anteriormente enviado (Comunicado 3), relembramos que TODOS os alunos do 9.º ano devem fazer a sua matrícula no PORTAL DE MATRÍCULAS, entre os dias 15 de julho e 20 de julho.
Para o ano letivo de 2023/2024, tendo em atenção a distribuição das escolas considerada na organização da DGESTE, funcionará na AP12 uma Central de Colocação para o 10.º ano (ano inicial do Ensino Secundário, cursos científico-humanísticos e profissionais públicos):
Os alunos fazem a sua matrícula no Portal das Matrículas, entre 15 de julho e 20 de julho, e os resultados da sua colocação serão afixados na escola de origem, a 27 de julho.
1. A Central procede à distribuição dos alunos pelas escolas públicas, de acordo com as suas preferências, tendo em conta a capacidade máxima prevista na rede escolar para este ano de escolaridade e o legalmente disposto para o efeito;
2. Será elaborado um mapa das vagas existentes em cada Escola;
3. Os alunos de outras áreas pedagógicas, cujas áreas de residência fiquem fora do Concelho de Almada e que pretendam escolas da AP12, entrarão nas vagas sobrantes.
4. Os alunos que indicarem na sua 1ª prioridade Cursos profissionais de escolas não públicas ( ex, EPED, EPA e PIAGET) não serão elegíveis para colocação pela central.
NÃO ESQUECER de consultar:
A OFERTA de LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (Formação Geral e Formação Específica) (pdf);
A lista de OFERTA FORMATIVA do concelho de Almada (pdf).
25 de maio de 2023
A Diretora
Maria da Graça Carvalha
Informam-se os encarregados de educação que estão a decorrer, até ao dia 30 de junho, as candidaturas para atribuição de subsídio de estudo do 5º ao 10º ano, para o ano letivo de 2023/2024.
Este ano, não serão aceites inscrições após esta data, pois existem prazos que também o Agrupamento tem de cumprir.
Para efetuar a candidatura, os encarregados de educação não devem deslocar-se à escola. Devem preencher o formulário abaixo indicado e enviá-lo digitalizado ou fotografado para o correio electrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., juntamente com a documentação abaixo discriminada.
Para aceder ao formulário, clique aqui.
- Os Encarregados de Educação preenchem o formulário de subsídio e anexam a declaração da Segurança Social onde consta o escalão do abono de família em que se encontram posicionados os descendentes. Esta declaração é obtida no sítio da internet da Segurança Social, em www.seg-social.pt, no serviço da Segurança Social Direta (sempre assinada com certificado digital que lhe confere validade legal).
Quando se trate de trabalhador da Administração Pública deve solicitar a declaração de abono de família à entidade processadora das renumerações.
- Alunos com Necessidades de Saúde Especiais (NSE) devem, também, entregar declaração de bonificação por deficiência.
- Os alunos que irão mudar de escola, entregam os documentos para efeitos de Ação Social Escolar na escola que irão frequentar.
Em caso de dificuldade no preenchimento dos requerimentos, deve contactar o SASE deste Agrupamento através de:
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telefone: 212979660
Os alunos do pré-escolar e 1º Ciclo devem aguardar as instruções de candidatura a subsídio de estudo, por parte da Câmara Municipal de Almada.
O Serviço de Ação Social Escolar.
Publica-se a lista final ordenada para o concurso de contratação de escola, docentes do Grupos 110 (horário 30).
Publica-se a lista final ordenada para o concurso de contratação de escola, docentes do Grupos 100 (horário 31).