O Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté trabalhou o tema dos 50 anos do 25 de Abril e realizou uma exposição nas três escolas com os trabalhos das turmas.
O Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté trabalhou o tema dos 50 anos do 25 de Abril e realizou uma exposição nas três escolas com os trabalhos das turmas.
"O Auditório Fernando Lopes-Graça acolheu, no dia 23 de fevereiro de 2024, a apresentação do projeto “Assembleia de Delegados e Subdelegados de Turma do Ensino Secundário do Concelho de Almada”. Neste exercício, que envolveu um trabalho contínuo dividido por várias sessões, os alunos de diferentes escolas do concelho refletiram, debateram e sugeriram mudanças prioritárias para a comunidade escolar.
O principal objetivo da iniciativa é promover uma cultura de democracia participativa e colaborativa, aproximando os jovens do executivo municipal e garantindo que as suas propostas são ouvidas e incorporadas nas políticas públicas locais. Além disso, os delegados e subdelegados das diversas turmas foram dotados de formação, capacitando-os para desenvolverem competências essenciais neste contexto."
Fonte: Câmara Municipal de Almada
Informam-se os encarregados de educação que estão a decorrer, até ao dia 28 de junho, as candidaturas para atribuição de subsídio de estudo do 5º ao 11º ano, para o ano letivo de 2024/2025.
Este ano, não serão aceites inscrições após esta data, pois existem prazos que também o Agrupamento tem de cumprir.
Para efetuar a candidatura, os encarregados de educação não devem deslocar-se à escola. Devem preencher o formulário abaixo indicado e enviá-lo digitalizado ou fotografado para o correio electrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., juntamente com a documentação abaixo discriminada.
Para aceder ao formulário, clique aqui.
- Os Encarregados de Educação preenchem o formulário de subsídio e anexam a declaração da Segurança Social onde consta o escalão do abono de família em que se encontram posicionados os descendentes. Esta declaração é obtida no sítio da internet da Segurança Social, em www.seg-social.pt, no serviço da Segurança Social Direta (sempre assinada com certificado digital que lhe confere validade legal).
Quando se trate de trabalhador da Administração Pública deve solicitar a declaração de abono de família à entidade processadora das renumerações.
- Alunos com Necessidades de Saúde Especiais (NSE) devem, também, entregar declaração de bonificação por deficiência.
- Os alunos que irão mudar de escola, entregam os documentos para efeitos de Ação Social Escolar na escola que irão frequentar.
Em caso de dificuldade no preenchimento dos requerimentos, deve contactar o SASE deste Agrupamento através de:
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telefone: 212979660
Os alunos do pré-escolar e 1º Ciclo devem aguardar as instruções de candidatura a subsídio de estudo, por parte da Câmara Municipal de Almada.
Aos Senhores Encarregados de Educação,
Seguem algumas informações relativas às provas de avaliação externa.
No 5.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico realizam-se as seguintes provas de avaliação externa: Educação Musical (54) e Matemática e Ciências Naturais (58).
No 8.º ano do 3.º Ciclo do Ensino Básico realizam-se as seguintes provas de avaliação externa: Português (81) e inglês (85).
É neste quadro que vimos, por este meio, informá-lo sobre alguns dos procedimentos para a aplicação das Provas de Aferição.
As provas de aferição são de aplicação universal e de realização obrigatória.
Aos Senhores Encarregados de Educação,
Seguem algumas informações relativas aos procedimentos para as matrículas.
Calendário de matrículas para o ano escolar de 2024/2025
● Entre o dia 15 de abril e o dia 15 de maio: para a educação pré-escolar e para o 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico.
● Entre o dia 22 de junho e o dia 02 de julho: para 6.º, 7.º, 8.º e 9.º anos, do ensino básico, e para o 11.º ano, do ensino secundário.
● Entre o dia 06 de julho e o dia 12 de julho: para os 2.º, 3.º, 4.º e 5.º anos, do ensino básico.
● Entre o dia 15 de julho e o dia 20 de julho, para o 10.º e 12.º ano, do ensino secundário.
O Portal das Matrículas está disponível para que os srs. Encarregados de Educação registem pedidos de matrícula para o ano letivo 2024/2025.
https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt
SERVIÇO DE MATRÍCULAS
ANO LETIVO 2024/2025
(Ao abrigo do Despacho Normativo nº 6/2018,de 12 de abril, republicado pelos Despachos Normativos nº5/2020, de 21 de abril e 10-B/2021, de 14 de abril)
Período de Matrículas de 15 de abril a 15 de maio de 2024
O pedido de matrícula é apresentado via Internet na aplicação Portal das Matrículas (https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/pmat/index.html), com o recurso a uma das seguintes formas de autenticação: cartão de cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças. No ato da matrícula deve ser feito o upload dos documentos pedidos (fotografia do aluno, comprovativo de morada fiscal - Autoridade Tributária, comprovativo de agregado familiar - Autoridade Tributária).
Em situações absolutamente extraordinárias, não sendo possível via Internet, o pedido de matrícula pode ser apresentado de modo presencial nos serviços administrativos (secretaria) da escola sede do agrupamento: Escola Básica Carlos Gargaté, através de agendamento para o n.º de telefone 212979660, pelo que devem trazer os originais de todos os documentos pedidos.
Exmo(a) Sr(a). Encarregado(a) de Educação
Por existir um pré-aviso de GREVE, do STAL – Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, para dias 23 e 24 de fevereiro de 2024 (participação no congresso da CGTP-IN), vimos alertar para a hipótese de não existirem condições para o normal funcionamento das aulas, em determinados períodos do dia.
Relembra-se que os Srs. Encarregados de Educação, por questões de segurança, não podem deixar os seus educandos na escola, enquanto não estiver garantido o funcionamento das aulas.
Mais uma vez, recorda-se, que a entrada dos alunos nas escolas do agrupamento só é permitida um quarto de hora antes do início das atividades.
Nota: O Funcionamento do ATL será assegurado para os alunos inscritos desde que esteja garantida a abertura dos estabelecimentos escolares.
A Direção
Partilhamos o portefólio das atividades desenvolvidas pelas Bibliotecas Escolares Lorosae, no decurso do 1.º semestre.