Notícias

Exposição 50 anos de Abril

O Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté trabalhou o tema dos 50 anos do 25 de Abril e realizou uma exposição nas três escolas com os trabalhos das turmas.

 

Assembleia de Delegados e Subdelegados de Turma do Ensino Secundário do Concelho de Almada

"O Auditório Fernando Lopes-Graça acolheu, no dia 23 de fevereiro de 2024, a apresentação do projeto “Assembleia de Delegados e Subdelegados de Turma do Ensino Secundário do Concelho de Almada”. Neste exercício, que envolveu um trabalho contínuo dividido por várias sessões, os alunos de diferentes escolas do concelho refletiram, debateram e sugeriram mudanças prioritárias para a comunidade escolar.

O principal objetivo da iniciativa é promover uma cultura de democracia participativa e colaborativa, aproximando os jovens do executivo municipal e garantindo que as suas propostas são ouvidas e incorporadas nas políticas públicas locais. Além disso, os delegados e subdelegados das diversas turmas foram dotados de formação, capacitando-os para desenvolverem competências essenciais neste contexto."

Fonte: Câmara Municipal de Almada

 

Subsídio de estudo 2024-2025 (5.º ao 11º ano)

Formulário (pdf)

Informam-se os encarregados de educação que estão a decorrer, até ao dia 28 de junho, as candidaturas para atribuição de subsídio de estudo do 5º ao 11º ano, para o ano letivo de 2024/2025.

Este ano, não serão aceites inscrições após esta data, pois existem prazos que também o Agrupamento tem de cumprir.

Para efetuar a candidatura, os encarregados de educação não devem deslocar-se à escola. Devem preencher o formulário abaixo indicado e enviá-lo digitalizado ou fotografado para o correio electrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., juntamente com a documentação abaixo discriminada.

Para aceder ao formulário, clique aqui.

- Os Encarregados de Educação preenchem o formulário de subsídio e anexam a declaração da Segurança Social onde consta o escalão do abono de família em que se encontram posicionados os descendentes. Esta declaração é obtida no sítio da internet da Segurança Social, em www.seg-social.pt, no serviço da Segurança Social Direta (sempre assinada com certificado digital que lhe confere validade legal).
Quando se trate de trabalhador da Administração Pública deve solicitar a declaração de abono de família à entidade processadora das renumerações.

- Alunos com Necessidades de Saúde Especiais (NSE) devem, também, entregar declaração de bonificação por deficiência.

- Os alunos que irão mudar de escola, entregam os documentos para efeitos de Ação Social Escolar na escola que irão frequentar.

Em caso de dificuldade no preenchimento dos requerimentos, deve contactar o SASE deste Agrupamento através de:
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telefone: 212979660

Os alunos do pré-escolar e 1º Ciclo devem aguardar as instruções de candidatura a subsídio de estudo, por parte da Câmara Municipal de Almada.

Formulário (pdf)

Provas de Aferição Externas - 5.º e 8.º ano

Aos Senhores Encarregados de Educação,

Seguem algumas informações relativas às provas de avaliação externa.

No 5.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico realizam-se as seguintes provas de avaliação externa: Educação Musical (54) e Matemática e Ciências Naturais (58).

No 8.º ano do 3.º Ciclo do Ensino Básico realizam-se as seguintes provas de avaliação externa: Português (81) e inglês (85).

É neste quadro que vimos, por este meio, informá-lo sobre alguns dos procedimentos para a aplicação das Provas de Aferição.

As provas de aferição são de aplicação universal e de realização obrigatória.

Mais Informações - 5.º ano (pdf)

Mais Informações - 8.º ano (pdf)

Comunicado aos Encarregados de Educação - Matrículas e renovação de matrículas

Aos Senhores Encarregados de Educação,

Seguem algumas informações relativas aos procedimentos para as matrículas.

Calendário de matrículas para o ano escolar de 2024/2025

● Entre o dia 15 de abril e o dia 15 de maio: para a educação pré-escolar e para o 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico.

● Entre o dia 22 de junho e o dia 02 de julho: para 6.º, 7.º, 8.º e 9.º anos, do ensino básico, e para o 11.º ano, do ensino secundário.

● Entre o dia 06 de julho e o dia 12 de julho: para os 2.º, 3.º, 4.º e 5.º anos, do ensino básico.

● Entre o dia 15 de julho e o dia 20 de julho, para o 10.º e 12.º ano, do ensino secundário.

O Portal das Matrículas está disponível para que os srs. Encarregados de Educação registem pedidos de matrícula para o ano letivo 2024/2025.
https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt

Mais informação (pdf)

Matrículas - Pré-escolar e 1.º ano (2024/2025)

SERVIÇO DE MATRÍCULAS
ANO LETIVO 2024/2025

(Ao abrigo do Despacho Normativo nº 6/2018,de 12 de abril, republicado pelos Despachos Normativos nº5/2020, de 21 de abril e 10-B/2021, de 14 de abril)

Período de Matrículas de 15 de abril a 15 de maio de 2024

O pedido de matrícula é apresentado via Internet na aplicação Portal das Matrículas (https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/pmat/index.html), com o recurso a uma das seguintes formas de autenticação: cartão de cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças. No ato da matrícula deve ser feito o upload dos documentos pedidos (fotografia do aluno, comprovativo de morada fiscal - Autoridade Tributária, comprovativo de agregado familiar - Autoridade Tributária).

Em situações absolutamente extraordinárias, não sendo possível via Internet, o pedido de matrícula pode ser apresentado de modo presencial nos serviços administrativos (secretaria) da escola sede do agrupamento: Escola Básica Carlos Gargaté, através de agendamento para o n.º de telefone 212979660, pelo que devem trazer os originais de todos os documentos pedidos.

Matrículas - mais informação (pdf)

Aviso - Greve dias 22 e 23 de fevereiro

AVISO (pdf)

Exmo(a) Sr(a). Encarregado(a) de Educação

Por existir um pré-aviso de GREVE, do STAL – Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, para dias 23 e 24 de fevereiro de 2024 (participação no congresso da CGTP-IN), vimos alertar para a hipótese de não existirem condições para o normal funcionamento das aulas, em determinados períodos do dia.

Relembra-se que os Srs. Encarregados de Educação, por questões de segurança, não podem deixar os seus educandos na escola, enquanto não estiver garantido o funcionamento das aulas.

Mais uma vez, recorda-se, que a entrada dos alunos nas escolas do agrupamento só é permitida um quarto de hora antes do início das atividades.

Nota: O Funcionamento do ATL será assegurado para os alunos inscritos desde que esteja garantida a abertura dos estabelecimentos escolares.

A Direção

Biblioteca Escolar - Portefólio de atividades do 1.º semestre

Partilhamos o portefólio das atividades desenvolvidas pelas Bibliotecas Escolares Lorosae, no decurso do 1.º semestre.

Portefólio de atividades do 1.º semestre - Diário de bordo