Notícias

Comunicado aos Encarregados de Educação (pdf)

Aos Senhores Encarregados de Educação,

Devido à situação pandémica atual do país e elevada transmissibilidade da variante OMICRON, temos vindo a registar um elevado número de casos positivos no Agrupamento. Desde o dia 10 de janeiro de 2022, cerca de 20% dos alunos já testaram positivo e/ou estiveram em IP por familiares.

Por este facto, quando um caso positivo é identificado numa turma, de imediato é enviado, através dos alunos, o documento de testagem para ser feita em qualquer farmácia, acompanhados pelos EE.

Como é do conhecimento dos Srs. EE, o teste pode ser realizado na Farmácia Aroeira. Existe um protocolo que permite aos alunos do Agrupamento testarem, preferencialmente, entre as 14h e as 16h, diariamente. Podem também agendar diretamente através do site Farmácia Aroeira ou do site Farmácias Portuguesas.

Como entre os dias 2 e 6 de fevereiro existe uma pausa letiva para avaliação do 1.o semestre, seria desejável podermos iniciar o 2.o semestre com a situação minimamente controlada, pelo que iremos proceder à testagem massiva dos alunos entre os dias 1, 2 e, eventualmente, 3 de fevereiro, conforme indicação da DGEStE.

Os alunos do 5.o ao 9.o ano levaram o documento que deve ser preenchido para o consentimento dos Srs EE, visto que a testagem será feita na Escola Básica Carlos Gargaté, no dia 1 de fevereiro, terça-feira, entre as 8h30 e as 16h00, pelo mesmo laboratório que anteriormente já testou os adultos e os alunos.
Apesar do documento de consentimento que os alunos rececionaram informar que a testagem se realiza a 31 de janeiro e 1 de fevereiro, por decisão da Comissão Eleitoral, só agora rececionada, a escola encerra dia 31, pelo que a testagem é feita no dia 1 de fevereiro, conforme referido.

Os alunos do pré-escolar e 1.o ciclo também levaram o documento para a testagem, mas a mesma será realizada na farmácia Aroeira durante todo o dia de 2 de fevereiro, sendo as crianças acompanhadas pelos Srs EE, dada a faixa etária dos alunos.

Os alunos (contactos de baixo risco) que estiveram positivos há menos de 180 dias NÃO REALIZAM TESTE, a não ser que manifestem sintomas.

A Comissão de eleições da CMA emitiu o Ofício Circular n.o 274 de 26 de janeiro, que prevê o encerramento das escolas com assembleias de voto, no dia 31 de janeiro, para desinfeção após o ato eleitoral. Assim, estarão encerradas as escolas EB Carlos Gargaté e EB Santa Maria, mantendo-se em funcionamento a EB Louro Artur.

A Direção, mais uma vez, agradece a colaboração permanente dos Srs. Encarregados de Educação, no controlo desta pandemia.

A Diretora
Maria da Graça Carvalha
28 de janeiro de 2022