Notícias

Comunicado aos Encarregados de Educação (pdf)

Aos Senhores Encarregados de Educação,

A direção remete alguns esclarecimentos importantes relativamente a procedimentos que têm de ser realizados:

1- O Cartão do aluno é obrigatório e, estando o Agrupamento em obras de ampliação para a Escola Secundária, por questões de segurança, é IMPRESCINDÍVEL que os alunos da EB Carlos Gargaté tragam, diariamente, o seu cartão.

2- Relembra-se que, de acordo com a legislação, sempre que um aluno termina o turno escolar (a última aula do dia), é sempre autorizado a sair da EB Carlos Gargaté e não é da responsabilidade do funcionário da portaria verificar quem o acompanha ou se vai sozinho e esse controle não é sequer possível, logisticamente, apesar de haver um esforço diário para controlar essa situação. Os encarregados de educação devem informar e responsabilizar os seus educandos sobre o que devem fazer quando as aulas terminam. A Escola (os funcionários) continuará a responsabilizar-se por não deixar sair os alunos cujos encarregados de educação informem quando, excecionalmente, se atrasarem.

3- Se o seu educando tiver testado positivo à Covid19, ou alguém do seu agregado familiar, a comunicação deve ser sempre feita através do Diretor de Turma e também para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. para melhor podermos avaliar a situação pandémica, no contexto escolar.

4- Quando o caso positivo é identificado numa turma, de imediato é enviado, através dos alunos, o documento de testagem para ser feita em qualquer farmácia, acompanhados pelos EE.
Caso pretenda realizar o teste do seu educando na Farmácia Aroeira, existe um protocolo que permite aos alunos do Agrupamento testarem, preferencialmente entre as 14h e as 16h. Podem também agendar diretamente através do site Farmácia Aroeira ou do site Farmácias Portuguesas.

5- Os alunos (contactos de baixo risco) que estiveram positivos há menos de 180 dias NÃO REALIZAM TESTE, a não ser que manifestem sintomas.
Os restantes alunos testam, preferencialmente, até ao 3.º dia do contacto do 1.º caso positivo da turma e, mesmo que haja outros alunos positivos, os alunos só voltam a repetir o teste, decorridos 8 a 10 dias da realização do 1.º teste, a menos que desenvolvam sintomas.

A Diretora
Maria da Graça Carvalha
20 de janeiro de 2022