Notícias

Comunicado aos Encarregados de Educação (pdf)

Aos Senhores Encarregados de Educação,

Remetemos informação atualizada sobre os procedimentos do Plano de Atuação do Agrupamento e da Saúde Pública, pelo que deve proceder a uma leitura atenta da mesma:

1 - Se o seu educando tiver testado positivo à Covid 19, ou alguém do seu agregado familiar, a comunicação deve ser sempre feita através do Diretor de Turma ou diretamente para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. para melhor podermos avaliar a situação pandémica, no contexto escolar.

2 - No sentido de facilitar a testagem, a Direção do Agrupamento acordou com a Farmácia Aroeira a possibilidade de os alunos do AE Carlos Gargaté ali realizarem os seus testes, caso os Srs EE concordem. Quando o caso positivo é identificado numa turma, de imediato, é enviado pelos alunos o documento de testagem e a informação do dia da realização do teste na Farmácia Aroeira. O documento deve ser preenchido e assinado pelos Srs EE.

Relativamente à testagem do dia, a mesma realiza-se, preferencialmente entre as 14h e as 16h, sem ser necessário qualquer marcação, visto ser a hora bloqueada para os alunos do Agrupamento.
Caso pretenda realizar o teste noutro horário, deve inscrever-se diretamente através do site:  Farmácia Aroeira.

3- Recomenda-se, mais uma vez, a leitura atenta dos procedimentos a realizar recomendados pela Saúde Pública:

Aos pais/encarregados de educação 

O seu educando foi considerado um contacto de baixo risco de contrair a infeção covid devido a um caso positivo de Covid em meio escolar. Assim e de acordo com a Norma nº 015 de 2020, da DGS, atualizada a 5 de Janeiro de 2022, e ao Referencial Escolas Controlo da Transmissão de COVID-19 em contexto escolar, de 6 de Janeiro de 2022 não há a necessidade de colocar o seu educando em isolamento profilático.

O seu filho/educando deverá realizar um teste de pesquisa do vírus sars-cov-2, o mais precocemente possível, o qual deverá realizar, de preferência, até ao 3.º dia após o contacto com o caso positivo. Tanto pode ser um teste de farmácia como de laboratório. Para o teste feito em farmácia não precisa de requisição, mas para o teste de laboratório precisa de requisição para não pagar a importância cobrada, a qual pode obter através da Linha SNS 24 (808 24 24 24), informando que existe um caso de infeção covid na turma do seu filho.

A requisição será enviada através de mensagem para o contacto telefónico disponibilizado.

Paralelamente, durante 14 dias desde a data da última exposição, o seu filho/educando ficará em autovigilância / vigilância passiva, devendo:
a) Utilizar máscara cirúrgica, em qualquer circunstância, em espaços interiores e exteriores;
b) Cumprir as recomendações e medidas preconizadas pela DGS;
c) Auto monitorizar diariamente sintomas compatíveis com COVID-19, bem como medir e registar a temperatura corporal, pelo menos uma vez por dia;

Será importante ainda ter em atenção que:
a) Se estiver com sintomas, mesmo que ligeiros (“constipação” ou com dor de garganta ou com febrícula ou sintomas gastrointestinais), inclusive com esquema
vacinal completo, deverá:
⎯ Isolar-se da restante família;
⎯ Ligar para a Linha SNS 24 (808 24 24 24), informando que existe um caso confirmado de infeção por SARS-CoV-2/COVID-19 na turma. Neste contacto, ser-lhe-á enviada a requisição para a realização de teste por SMS.
⎯ Realizar rapidamente o teste: poderá fazer teste na farmácia - Teste Rápido de Antigénio (TRAg) de uso profissional ou num laboratório o Teste de PCR (Teste de Amplificação de Ácido Nucleicos - TAAN);

Se o resultado do teste for negativo (Teste PCR ou TRAg de uso profissional):
Nos dias seguintes até ao 14º dia, após a última exposição ao caso, devem continuar com a autovigilância/ vigilância passiva (usar máscara, limitar contactos e efetuar uma cuidadosa vigilância de sinais e sintomas, com medição da temperatura corporal pelo menos uma vez por dia). Se desenvolver sintomas, deve isolar-se de imediato e contactar a Linha SNS 24 conforme a alínea a).

Se o resultado do teste for positivo (Teste PCR ou TRAg de uso profissional):
⎯ Isolar o doente da restante família;
⎯ Se não ligou para a Linha SNS 24 (808 24 24 24), deve fazê-lo para preencher um formulário onde deverá identificar os seus contactos de alto risco, os quais
receberão automaticamente as requisições para a realização de testes, e também, serão enviados códigos para acederem a documentos que 
permitirão regularizar a situação laboral/escolar;
⎯ Informar o Estabelecimento de Educação e Ensino.

(1) O período de transmissibilidade/infecciosidade para fins de rastreio de contactos é:
a) em casos sintomáticos - desde 48 horas antes da data de início de sintomas de COVID-19.
b) em casos assintomáticos - desde 48 horas antes da data da colheita da amostra biológica para o teste laboratorial para SARS-CoV-2.

A Diretora
Maria da Graça Carvalha
18 de janeiro de 2022