Comunicado aos Encarregados de Educação (pdf)

Aos Senhores Encarregados de Educação,

A partir do dia 8 de fevereiro de 2021, as atividades educativas e letivas dos estabelecimentos de ensino públicos, de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário são suspensas em regime presencial, sendo retomadas em regime não presencial nos termos do disposto na Resolução do Conselho de Ministros n.o 53-D/2020, de 20 de julho e do Decreto-Lei no 3-D/2021, de 29 de janeiro.

Como estratégia pedagógica foi implementado, tal como no ano letivo transato, o Plano de E@D, disponível em www.aecg.pt.

Este plano visa promover o desenvolvimento das competências de autonomia e organização pessoal dos alunos, através da divulgação antecipada dos objetivos e processos de aprendizagem – Plano Semanal de Atividades (PSA).

Importa relembrar alguns aspetos essenciais a ter em conta. A gestão dos PSA, incluindo a distribuição dos momentos síncronos e assíncronos, deve acautelar:
a) O tempo de atenção dos alunos e a fadiga de ecrã, variável em função das idades, estilos de aprendizagem e ritmos de diferentes turmas.
b) A diversificação de metodologias ao longo de cada aula, estimulando a atenção, o trabalho individual e em pares e acautelando-se o excessivo recurso a métodos unidirecionais, seguindo-se as sugestões da UNESCO sobre a duração das unidades com base na capacidade dos alunos.
c) O acompanhamento efetivo dos alunos nas aprendizagens desenvolvidas ao longo de cada semana.
A direção do agrupamento, em articulação com o Centro de Formação Almadaforma, compromete-se a apoiar os professores no trabalho de ajustamento das estratégias pedagógicas ao contexto do ensino a distância.

No cumprimento da legislação supracitada, os Diretores dos Agrupamentos e Escolas não Agrupadas do concelho de Almada, no âmbito do REGIME NÃO PRESENCIAL, tomaram em 01.02.2021 as seguintes decisões:

1. Considerando que o regime não presencial combina várias dimensões, a saber, sessões síncronas, sessões assíncronas e trabalho autónomo, as sessões síncronas obedecem ao seguinte:
● Pré-escolar - 3x por semana - 3 tempos/semanais de 30’
9h30-10h00
● 1.o e 2.o anos - Todos os dias - 15 tempos/semanais de 30’
9h00-9h30 | 9h45-10h15
14h00-14h30
● 3.o e 4.o anos - Todos os dias - 10 tempos/semanais de 45’
9h00-9h45 | 10h00-10h45

2. As sessões síncronas para o 2.o e 3.o ciclos são definidas em Conselho de Turma, respeitando o horário estipulado em regime presencial:
● 2.o ciclo - Todos os dias - 12 tempos/semanais de 50’
● 3.o ciclo - Todos os dias - 14 tempos (7.o e 9.o ano) e 15 tempos (8.o ano) de 50’

3. As sessões síncronas devem funcionar com a câmara ligada permanentemente, de modo a poder ser validada a presença dos alunos, de acordo com as Regras de Etiqueta de Participação nas Sessões síncronas.

4. Os Planos Semanais de Atividades são disponibilizados pelo Educador / Professor Titular de Turma / Diretor de Turma, para os alunos através da Google Classroom, para os encarregados de educação através de um link único, até sexta-feira, às 18h.

5. Os encarregados de educação deverão acompanhar o desenvolvimento das atividades dos alunos como "Tutores" na Google Classroom. Para compreender melhor como funciona o acompanhamento do seu educando nas várias Google Classroom, leia, por favor, a informação disponível em: Receber resumos por e-mail do Google Sala de Aula (para responsáveis) - Ajuda do Sala de aula.

6. Semanalmente, o Educador / Professor Titular de Turma / Diretor de Turma realizará com os seus alunos um momento de acompanhamento (Check in / Check out).

7. Os professores devem dar aos seus alunos feedback formativo regular.

8. Devem ser agendadas reuniões periódicas com os Delegados de Turma e os representantes dos Encarregados de Educação.

9. É recomendado a todos os Encarregados de Educação que, neste tempo de pandemia e de ensino a distância, tenham particular atenção à alimentação, às horas de sono, bem como à atividade física regular dos seus educandos - consultar E@Movimento no Plano de E@D.

Os horários das diferentes valências do agrupamento (Serviço de Psicologia, Educação Especial e Biblioteca Escolar), serão disponibilizados durante a próxima semana.

Durante a próxima semana, decorrerão as reuniões com os encarregados de educação e serão prestados esclarecimentos adicionais.

A Diretora
Maria da Graça a Carvalha
04 de fevereiro de 2021