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Comunicado aos Encarregados de Educação (01/2021)

Comunicado aos Encarregados de Educação (pdf)

Aos Senhores Encarregados de Educação,

Conforme decidido no Conselho de Ministros de dia 21 de janeiro, em virtude da evolução da pandemia, as escolas do agrupamento suspendem, a partir de amanhã, dia 22 de janeiro, até ao dia 5 de fevereiro, as atividades letivas e educativas, desde a educação pré-escolar até ao ensino secundário.
Mais informamos que:

- a escola-sede (Escola Carlos Gargaté) pertence à rede de escolas de acolhimento, estando aberta para a receção e acompanhamento dos filhos ou outros dependentes a cargo de trabalhadores de serviços essenciais;
- o agrupamento servirá refeições, em take away, a alunos beneficiários dos escalões A e B da ação social escolar. Os encarregados de educação que desejarem usufruir deste serviço, devem informar a escola através do telefone 212979660;
- no dia 22 de janeiro, sexta-feira, excecionalmente, as refeições podem ser levantadas nas 3 escolas do agrupamento. A partir do dia 25 de janeiro, segunda-feira, apenas poderão ser levantadas na escola-sede (Escola Carlos Gargaté);
- nos dias 26, 27 e 28 de janeiro processa-se a avaliação intercalar do 1.º semestre. A mesma estará disponível a partir da tarde do dia 29 de janeiro para consulta em GIAE online.

Alerta-se os senhores encarregados de educação que a suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais terá efeitos tanto mais positivos quanto os alunos e as suas famílias cumpram estritamente as regras de higiene, de distanciamento social e, sobretudo, se for evitada a deslocação a locais com concentração de pessoas.

As famílias têm o dever de fomentar a higienização das mãos dos seus educandos, bem como informar que: não devem tossir ou espirrar para as mãos; devem tossir ou espirrar para o antebraço ou manga, com o antebraço fletido ou usar lenço de papel que deve ser deitado fora após o seu uso; devem higienizar as mãos após o contacto com secreções respiratórias.

As famílias têm o dever de fomentar a contenção social (evitar os cumprimentos com aperto de mão ou beijos).

Manteremos toda a informação atualizada através da página web do agrupamento aecg.pt/pt.

TODOS temos de assumir as nossas responsabilidades e dar o nosso contributo no combate a esta pandemia, só assim conseguiremos minimizar os seus efeitos!

A Diretora
Maria da Graça Carvalha
21 de janeiro de 2021

Síntese das situações SARS-CoV-2 no Agrupamento

Informação sobre a incidência SARS-CoV-2 no Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté, no ano letivo 2020/2021.

Síntese

O AECG participa no projeto PROMEHS

O Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté encontra-se a participar no Projeto PROMEHS - Promover a Saúde Mental nas Escolas, um Projeto Erasmus + Ação-Chave 3, Cofinanciado pela Comissão Europeia, que tem como principal objetivo desenvolver, implementar e avaliar um currículo para a promoção da saúde mental de crianças e jovens dos 3 aos 18 anos desenvolvido em colaboração com investigadores e instituições científicas de 20 Instituições de 7 países Europeus (https://pt.promehs.org/

Os principais objetivos do projeto PROMEHS são:

- Desenvolver um currículo baseado em evidências para promover uma saúde mental positiva nas escolas.
- Fornecer uma formação de elevada qualidade para os agentes educativos, incluindo os professores;
- Melhorar a saúde mental dos alunos e professores;
- Partilhar boas práticas e recomendações sobre a promoção da saúde mental nas escolas com os pais, professores, decisores políticos e restante comunidade escolar;
- Promover a inovação nas políticas educacionais em colaboração com autoridades públicas nacionais e internacionais;
- Integrar o PROMEHS nas políticas nacionais de educação e saúde.

O currículo procurará promover o bem-estar socioemocional dos estudantes, melhorando as suas atitudes para consigo, para com os outros, e para com a aprendizagem, bem como reduzir os problemas de comportamento e emocionais. O currículo será implementado por professores que terão acesso a formação específica para a aplicação de atividades para os estudantes, adequadas aos vários estádios de desenvolvimento (pré-escolar, ensino básico e secundário).

As conclusões e os resultados obtidos irão contribuir para inovação das políticas educacionais nacionais dos Estados Membros no âmbito da promoção da saúde mental na escola.

Brochura
Website: https://pt.promehs.org/
Vídeo do Projeto: https://www.facebook.com/anabela.caetano.52/videos/10158938000165844

Assistente Operacional - concurso

Procedimento concursal comum de recrutamento para a contratação em regime de contrato a termo resolutivo a tempo parcial para a carreira e categoria de Assistente Operacional.

Aviso n.º 824/2021

Novos Tempos para Aprender - Relatório Final

O presente documento – Relatório Final de Execução do Projeto “Novos Tempos para Aprender” - tem como objetivo
essencial apresentar :
a) A descrição do Projeto no que se refere aos seus objetivos e estratégia seguida para a sua implementação;
b) as principais atividades e iniciativas realizadas entre Setembro de 2019 e Agosto 2020,
c) os resultados obtidos de acordo com os objetivos definidos
d) um balanço final do primeiro ano da sua execução e considerações para o seu desenvolvimento futuro.

Relatório Final de Execução do Projeto

Clube Europeu - Recolha de alimentos

Até 15 de dezembro, o Clube Europeu do Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté, em parceria com a PEIXARIA MAR E SOL e o SUPERMERCADO BOA TURMA, está a fazer uma recolha de alimentos.

Ao fazer compras nestes locais pode ajudar uma família carenciada, deixando o seu donativo.

CE Recolha Alimentos

Plano Anual de atividades 2020-2021

O Plano Anual de Atividades é o documento que define as atividades a desenvolver ao longo do ano letivo, a sua organização e recursos, por forma a concretizar os princípios constantes no Projeto Educativo de Escola.
Neste quadro, o Plano Anual de Atividades deverá ser, necessariamente, o ponto de partida para o trabalho a desenvolver em cada turma, não podendo, contudo, ser redutor de outras atividades de enriquecimento curricular que se considerem pertinentes para a melhoria das oportunidades de aprendizagem dos alunos.

Plano Anual de Atividades 2020-2021

Projeto Educativo 2020-2024

O presente Projeto Educativo foi elaborado, pensando essencialmente no ensino presencial, porém, também ficaramO presente PE foi elaborado, pensando essencialmente no ensino presencial, porém, também ficaramregistadas orientações a ser realizadas, tendo em conta o regime misto ou não presencial.

Projeto Educativo 2020-2024