Notícias

Comunicado aos Encarregados de Educação (04/2021)

Comunicado aos Encarregados de Educação (pdf)

Aos Senhores Encarregados de Educação,

O Governo aprovou, em Conselho de Ministros, uma estratégia gradual de levantamento de medidas de confinamento no âmbito do combate à pandemia da doença COVID-19, nos termos da qual definiu as datas de retoma das atividades em regime presencial:

- o dia 15 de março para a educação pré-escolar e para o 1.o ciclo do ensino básico, bem como AAAF e CAF/ATL.
- o dia 5 de abril para os 2.o e 3.o ciclos.

Seguindo as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS) e a orientação conjunta DGS/DGEstE/ISS sobre o programa de rastreios laboratoriais para SARS-CoV-2, de 20 de janeiro de 2021, terá início, na semana de regresso ao ensino presencial, um processo de testagem nos estabelecimentos de educação e ensino, para os níveis acima identificados e que se prolongará ao longo do ano letivo.

Como destaca a DGS, a utilização de testes rápidos de antigénio periódicos, na atual situação epidemiológica, “constitui uma medida adicional às medidas de prevenção da infeção, como o distanciamento, o uso de máscara, a ventilação dos espaços ou as medidas de higiene e etiqueta respiratória, visando uma retoma mais segura das atividades educativas e letivas presenciais”.

No mesmo Conselho de Ministros foram estabelecidas as medidas extraordinárias relativas à avaliação externa e conclusão de ciclos e níveis de ensino, destacando-se as seguintes informações:

- O cancelamento das provas de aferição e das provas finais de ciclo do 9.o ano.
- Para continuar o diagnóstico de aprendizagens eventualmente perdidas, essencial para o planeamento de futuras medidas, realizar-se-á um estudo amostral, para o qual se prevê a utilização dos instrumentos de aferição nas datas previstas.

Sabemos que este regresso é muito aguardado por toda a comunidade escolar, pelo que é essencial que corra da melhor forma.

A Diretora
Maria da Graça Carvalha

Concurso de professores - 2021/2022

Direção-Geral da Administração Escolar

Aviso n.º 4493-A/202

Abertura do procedimento concursal de educadores de infância e de professores dos ensinos básico e secundário para o ano escolar de 2021/2022

Aviso n.º 4493-A/202

Alterações aos calendário escolar 2020/2021

De acordo com as orientações do Ministério da Educação, publicam-se as alterações ao calendário escolar:

- após as avaliações intercalares (com pausa letiva para os alunos) e a interrupção da Páscoa, as atividades letivas recomeçam no dia 5 de abril;

- as aulas para os alunos do 9.º ano terminam no dia 18 de junho;

- as aulas para os alunos do 7.º e 8.º ano terminam no dia 23 de junho

- as aulas para os alunos do pré-escolar, 1.º ciclo e 2.º ciclo terminam no dia 8 de julho.

Calendário escolar atualizado

 

#aecgsolidario - Agradecimentos ao Dr. Luís Gargaté

A Associação de Pais e o nosso AE relançaram a iniciativa #aecgsolidario de modo a garantir que nenhum aluno fique sem acesso digital.

Solicitamos, assim, a todas as famílias que disponham de computadores (portáteis ou não), tablets ou smartphones de que não precisem que contactem a escola via <Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.;.

Queremos continuar ligados!

Agradecemos desde já ao Dr. Luís Gargaté a sua oferta!

Assistentes Operacionais - Lista de ordenação final

Lista unitária de classificação final de candidatos ao procedimento concursal comum de recrutamento para a contratação em regime de contrato a termo resolutivo a tempo parcial para a carreira e categoria de Assistente Operacional.

Lista unitária de classificação final

Assistentes Operacionais - candidatos admitidos

Lista unitária de candidatos admitidos/excluídos e adenda à lista do procedimento concursal comum de recrutamento para a contratação em regime de contrato a termo resolutivo a tempo parcial para a carreira e categoria de Assistente Operacional.

Lista de candidatos admitidos/excluídos

Adenda

Professor Carlos Curto

Carlos Curto

É com enorme pesar que lamentamos a perda do nosso querido colega Carlos Curto.
Os nossos mais sinceros pêsames à sua família.

A Direção do Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté

Comunicado aos Encarregados de Educação (03/2021)

Comunicado aos Encarregados de Educação (pdf)

Aos Senhores Encarregados de Educação,

A partir do dia 8 de fevereiro de 2021, as atividades educativas e letivas dos estabelecimentos de ensino públicos, de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário são suspensas em regime presencial, sendo retomadas em regime não presencial nos termos do disposto na Resolução do Conselho de Ministros n.o 53-D/2020, de 20 de julho e do Decreto-Lei no 3-D/2021, de 29 de janeiro.

Como estratégia pedagógica foi implementado, tal como no ano letivo transato, o Plano de E@D, disponível em www.aecg.pt.

Este plano visa promover o desenvolvimento das competências de autonomia e organização pessoal dos alunos, através da divulgação antecipada dos objetivos e processos de aprendizagem – Plano Semanal de Atividades (PSA).

Importa relembrar alguns aspetos essenciais a ter em conta. A gestão dos PSA, incluindo a distribuição dos momentos síncronos e assíncronos, deve acautelar:
a) O tempo de atenção dos alunos e a fadiga de ecrã, variável em função das idades, estilos de aprendizagem e ritmos de diferentes turmas.
b) A diversificação de metodologias ao longo de cada aula, estimulando a atenção, o trabalho individual e em pares e acautelando-se o excessivo recurso a métodos unidirecionais, seguindo-se as sugestões da UNESCO sobre a duração das unidades com base na capacidade dos alunos.
c) O acompanhamento efetivo dos alunos nas aprendizagens desenvolvidas ao longo de cada semana.
A direção do agrupamento, em articulação com o Centro de Formação Almadaforma, compromete-se a apoiar os professores no trabalho de ajustamento das estratégias pedagógicas ao contexto do ensino a distância.

No cumprimento da legislação supracitada, os Diretores dos Agrupamentos e Escolas não Agrupadas do concelho de Almada, no âmbito do REGIME NÃO PRESENCIAL, tomaram em 01.02.2021 as seguintes decisões:

1. Considerando que o regime não presencial combina várias dimensões, a saber, sessões síncronas, sessões assíncronas e trabalho autónomo, as sessões síncronas obedecem ao seguinte:
● Pré-escolar - 3x por semana - 3 tempos/semanais de 30’
9h30-10h00
● 1.o e 2.o anos - Todos os dias - 15 tempos/semanais de 30’
9h00-9h30 | 9h45-10h15
14h00-14h30
● 3.o e 4.o anos - Todos os dias - 10 tempos/semanais de 45’
9h00-9h45 | 10h00-10h45

2. As sessões síncronas para o 2.o e 3.o ciclos são definidas em Conselho de Turma, respeitando o horário estipulado em regime presencial:
● 2.o ciclo - Todos os dias - 12 tempos/semanais de 50’
● 3.o ciclo - Todos os dias - 14 tempos (7.o e 9.o ano) e 15 tempos (8.o ano) de 50’

3. As sessões síncronas devem funcionar com a câmara ligada permanentemente, de modo a poder ser validada a presença dos alunos, de acordo com as Regras de Etiqueta de Participação nas Sessões síncronas.

4. Os Planos Semanais de Atividades são disponibilizados pelo Educador / Professor Titular de Turma / Diretor de Turma, para os alunos através da Google Classroom, para os encarregados de educação através de um link único, até sexta-feira, às 18h.

5. Os encarregados de educação deverão acompanhar o desenvolvimento das atividades dos alunos como "Tutores" na Google Classroom. Para compreender melhor como funciona o acompanhamento do seu educando nas várias Google Classroom, leia, por favor, a informação disponível em: Receber resumos por e-mail do Google Sala de Aula (para responsáveis) - Ajuda do Sala de aula.

6. Semanalmente, o Educador / Professor Titular de Turma / Diretor de Turma realizará com os seus alunos um momento de acompanhamento (Check in / Check out).

7. Os professores devem dar aos seus alunos feedback formativo regular.

8. Devem ser agendadas reuniões periódicas com os Delegados de Turma e os representantes dos Encarregados de Educação.

9. É recomendado a todos os Encarregados de Educação que, neste tempo de pandemia e de ensino a distância, tenham particular atenção à alimentação, às horas de sono, bem como à atividade física regular dos seus educandos - consultar E@Movimento no Plano de E@D.

Os horários das diferentes valências do agrupamento (Serviço de Psicologia, Educação Especial e Biblioteca Escolar), serão disponibilizados durante a próxima semana.

Durante a próxima semana, decorrerão as reuniões com os encarregados de educação e serão prestados esclarecimentos adicionais.

A Diretora
Maria da Graça a Carvalha
04 de fevereiro de 2021